domingo, 21 de agosto de 2016

" O AUTOR "


"Gilberto Vaz de Melo nasceu em Mar de Espanha - MG,(1952. Com formação acadêmica na Universidade Federal de Juiz de Fora e CES, escritor, poeta e pesquisador, tem como interesses principais: pesquisas sociológicas, literatura e música (MPB). É associado do Centro de Estudos Sociológicos de Minas Gerais, membro fundador da Casa do Poeta Belmiro Braga e ocupou por vários anos uma cadeira na Academia Juiz-forana de letras, de onde saiu por questões pessoais.
Tem vários livros publicados, e uma coletânea, à qual deu o nome de "Versos Intemporais".
Sempre atuante na área cultural e política de Juiz de Fora, até hoje empresta seus conhecimentos
e formação musical, literária e sociológica a vários segmentos culturais de nossa cidade Juiz de Fora.


(...) É um poeta de frases surpreendentes. Tem a formação do escritor modernista, mas com a lógica dos simbolistas; e mesmo sem usar métrica nos seus versos ele tem a virtude da cadência das palavras, e sabe como e quando colocá-las, porque conhece os seus efeitos e os seus impactos. Num só verso ele é capaz de concluir uma idéia como fez no seu poema “Uma Poesia de Amor...”
Compõe poemas de estilos tão diferentes um do outro: ora realistas, ora românticos, ora simbolistas do quotidiano, mas deixa em cada um deles a expressão da palavra generosa, a elegância do pensador nobre que não tropeça para não arranhar a idéia, nem mesmo quando usa uma ironia requintada para sublinhar um pensamento de discórdia ao que ofende o que sua dignidade rejeita e ao que transgride
o que seu espírito não suporta.
Gilberto Vaz de Melo sempre foi um colaborador da cultura de Juiz de Fora em vários setores, e agora, depois de acumular mais versos em sua vasta bagagem literária, ele surge, para satisfação dos seus inúmeros admiradores e leitores, independente como o pássaro que alça largos e elevados vôos, trazendo consigo seus cadernos de anotações poéticas para com eles editar, num só livro, uma grande obra que certamente ficará em nossos corações.(...)"


ArtCulturalBrasil


".Gilberto Vaz de Melo, outro poeta de Minas Gerais que conheci através do blog ArtCulturalBrasil
e que nos encanta quer pelo estilo, quer pelas temáticas que aborda. Sabe ( e como) manusear as palavras a seu bel prazer, mas com a certeza de que o leitor lerá o poema até o final, pois que atrai, vicia, hipnotiza!
O Amor parece-me ser o sentimento maior que inebria quem o lê! Gilberto brinca com as palavras da forma mais séria que jamais vi!"


-Maria Granzoto da Silva Professora universitária de Literatura Portuguesa Arapongas - PR